Campina Grande - PB

RESIDÊNCIA MÉDICA

Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade

Como é o programa de Residência Médica do UNIFIP?

O programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do UNIFIP Centro Universitário, tendo como instituição formadora a Prefeitura Municipal de Patos, visa formar profissionais qualificados e competentes, com a missão de oferecer a educação profissional e a formação técnica, ética e política na área da Medicina, além de dotar a região de pessoal de nível superior para colaborar no processo de melhoria das condições de vida em que ela já se encontra engajada. Estabelecer um conjunto de ações apresentado meios para a manutenção e aperfeiçoamento da qualidade, bem como para a constante atualização das metodologias e conteúdo, torna-se requisito para se implantar e implementar, com êxito, mudanças sócio-econômico-culturais visando ao pleno desenvolvimento local e regional, com grande potencial para a região Nordeste, sobretudo no sertão da Paraíba, maior área de abrangência do programa, onde o UNIFIP abraçou a missão de investir ainda mais na formação médica.

O Perfil do profissional

A medicina tem a vocação de contribuir com a expectativa da sociedade em saúde e em qualidade de vida, em respeitar o ser humano valorizando a vida, amparando, acolhendo e a prevenção de doenças. É, portanto, a intenção de cumprir o objetivo de formar médicos generalistas. Nesse sentido, o médico Residente em Medicina de Família e Comunidade pode:

• Articular ensino-pesquisa-extensão pela construção de novos saberes voltados à melhoria da saúde das pessoas e, por extensão, da qualidade de vida da sociedade.
• Articular com os serviços de saúde, pela participação de estudantes e professores na prestação de cuidados qualificados à saúde, nos diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, e como promotor da saúde integral do ser humano.
• Atuar como agente de transformação social promovendo estilo de vida saudáveis.
• Estabelecer comunicação adequada com colegas de trabalho, pacientes, seus familiares e comunidade em geral.
• Estimular o aluno a atualizar permanentemente seus conhecimentos tecnológicos e científicos e a sua formação ética e humanística.
• Atuar na atenção à saúde humana, principalmente com os procedimentos preventivos primários e secundários e curativos, assegurando que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua como as demais instâncias do sistema de saúde.
• Atuar como médico da família preparado para os diagnósticos e tratamentos corretos das principais enfermidades do ser humano nas questões de saúde coletiva.
• Assumir posição de liderança e gerenciamento de equipes multidisciplinares no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo os princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência.
• Ter consciência da importância da educação médica continuada, com base nos princípios da metodologia científica, para que possa exercer sua profissão com técnicas e recursos atualizados, com a legislação pertinente à saúde.
• Promover a qualificação na atenção à saúde do município;
• Motivar e fixar o profissional médico;
• Implantar a residência médica em serviço para os profissionais da rede de APS de município de Patos
• Promover a integração e relações de cooperação nos diferentes níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
Editais do Município Editais do Residente
Área de Concentração: Saúde da Família
Período de Realização: 2 anos
Modalidade do Curso: Tempo Integral
Coordenador: Vandezita Dantas de Medeiros Mazzaro
Email: [email protected]
Contato: (83) 3421-7300
Cadastrar acesso

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande