
Com o objetivo de apresentar e discutir bases teóricas e práticas que fundamentam uma intervenção em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com desenvolvimento atípico, o Grupo Autismo Tratável está oferecendo na FIP Campina Grande o curso de Análise do Comportamento Aplicada – ABA.
O curso fornece aos participantes embasamento teórico e ferramentas para aplicação de alguns princípios da análise do comportamento aplicada, aprimorando as práticas de cada profissional. O curso é voltado para pais, estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação, tendo uma carga horária de 104 horas.
Nos dias 29 e 30 de março aconteceu o primeiro módulo “Conceitos Básicos e Introdução a Terapia ABA”, com a professora Ana Luiza Costa Roncanti, do Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC) de São Paulo. Assim como Ana Luiza, que possui uma ampla experiência, outros profissionais também serão responsáveis por compartilhar seus conhecimentos no decorrer do curso. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 26 e 27 de abril.
O curso ABA é composto por 9 módulos:
·
Conceitos
Básicos e Introdução a Terapia ABA;
·
Avaliação
do Comportamento;
·
Manejo
de Comportamentos-Problema;
·
Atividades
de Via Diária, Repertório Social e de Brincar;
·
Fortalecimento
de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas;
·
Comportamento
Verbal;
·
Ensino
em Ambiente Natural e Generalização;
·
Inclusão
Escolar, Habilidades Acadêmicas e Gerenciamento de Equipe;
·
Aulas
Práticas;
·
Estudo
de Caso – Opcional;
Entenda mais sobre ABA;
A sigla ABA vem do inglês applied behavior analysis. É o ramo aplicado da análise do comportamento, que é uma ciência. A ABA tem produzido conhecimento útil para desenvolver formas de prestação de serviços que visam resolver problemas socialmente relevantes, por exemplo na gestão de pessoas nas empresas ou instituições públicas, no planejamento de ensino em qualquer nível e nas terapias incluindo a intervenção aos transtornos do espectro do autismo (TEA).