
O Centro Universitário de Patos tem investido cada vez mais na ampliação dos serviços de saúde disponibilizados à comunidade. A rede de clínicas ClinFIP facilitou o acesso da população a atendimentos nas áreas de medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, enfermagem, análises clínicas e radiologia.
A Clínica de Imagenologia do Unifip já dispõe do Orthophos XG 3D, um dos modelos mais modernos de tomógrafos. Agora a Instituição investiu na aquisição de dois novos equipamentos, tornando ainda mais completos os exames radiológicos disponibilizados pela rede Clinfip.
Os aparelhos de Densitometria Óssea e Raio X, com sistema radiográfico computadorizado, já estão instalados na Policlínica Dr. Olavo Nóbrega, localizada no Campus do Unifip.
A densitometria óssea é um exame não invasivo e primordial para o diagnóstico da osteoporose. O exame é capaz de mensurar a massa corpórea e auxiliar na avaliação de pacientes com osteoporose, possibilitando o diagnóstico e o tratamento.
Já o Raio X é amplamente utilizado para diagnóstico de diversas patologias. O exame atende a um leque de especialidades médicas como ortopedia, pneumologia, otorrinolaringologia, traumatologia, neurologia, infectologia, dentre outras áreas.
“A implantação dos novos serviços de diagnóstico por imagem na Policlínica traz consigo diversos benefícios para a população de Patos e região, como exames com alta qualidade, precisão, rapidez e segurança”, destacou o coordenador de Radiologia do Unifip, Bruno Leite.
A Clínica de Imagenologia e a Policínica são espaços de prática acadêmica. “Nós vamos oferecer aos estudantes da área de saúde, em especial do curso de Radiologia, dois novos cenários de prática, para desenvolvimento de habilidades e competências inerentes a sua formação”, afirmou Bruno.
A previsão é que os exames de Densitometria Óssea e Raio X sejam disponibilizados partir do mês de agosto, com valores mais acessíveis que os praticados nas clínicas comerciais.