No coração do Sertão paraibano, onde talento e resiliência se entrelaçam com a vontade de transformar a realidade, nasceu uma das mais promissoras inovações na área da Saúde do estado. Desenvolvido pelo egresso dos cursos de Enfermagem e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unifip, o professor Ailton Targino criou um simulador de ausculta cardíaca e pulmonar, que promete mudar a forma como se ensina e aprende nas graduações da área da saúde.
Mais do que um equipamento, o simulador é um marco na formação técnica e humanizada de futuros profissionais. Com tecnologia acessível e inteligência educacional, ele permite que estudantes pratiquem a escuta de sons cardíacos e pulmonares normais e patológicos, em ambiente seguro, controlado e sem riscos para o paciente.
“É possível repetir o exame diversas vezes, ouvir diferentes sons e receber feedback imediato, o que facilita a correção de erros e o aprimoramento técnico”, explica Ailton, que também é desenvolvedor de software.
O projeto foi um dos contemplados no Programa Centelha II, financiado pelo Governo da Paraíba, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), e recebeu um investimento para execução. O programa tem como objetivo fomentar a criação de soluções inovadoras em todo o estado, democratizando o acesso à tecnologia e à ciência.
Do Sertão para o mundo
Para o professor Ailton, a criação do simulador nasce de uma inquietação muito comum entre os educadores da saúde: como oferecer uma formação mais justa, prática e eficaz para todos os alunos, mesmo em regiões afastadas dos grandes centros hospitalares?
“A prática com simuladores contribui para que o estudante desenvolva segurança, senso clínico e capacidade de diagnóstico, mesmo antes do contato direto com o paciente. Isso eleva o nível de preparação nos campos de estágio e contribui diretamente para a qualidade da assistência prestada à população”, afirma.
Além da repetição dos exames, o equipamento também estimula o raciocínio diagnóstico, exigindo que o aluno associe os sons escutados a sinais clínicos e hipóteses. E o mais importante: todos os alunos têm acesso às mesmas experiências, reduzindo disparidades e promovendo equidade na formação.
Formação que transforma
A trajetória de Ailton é também um retrato do que o Unifip promove há décadas: formar com excelência, estimular a pesquisa e impulsionar o desenvolvimento regional. Como egresso da instituição, ele carrega o DNA de uma educação que não se limita à sala de aula, mas que incentiva o protagonismo, a criação e o impacto social.
Segundo ele, o apoio do Governo da Paraíba e das instituições parceiras é fundamental para fortalecer esse ecossistema de inovação no interior do estado. “O investimento em projetos como esse promove um ciclo virtuoso de transformação: melhora o ensino, valoriza o conhecimento local, gera retorno social e econômico, e mostra que é possível fazer ciência de qualidade no Sertão”, destaca.
Um futuro que começa agora
Histórias como a de Ailton Targino são faróis que iluminam o caminho de centenas de alunos que sonham em mudar de vida por meio do ensino superior. São também prova de que o Unifip segue cumprindo seu compromisso de transformar realidades com educação de excelência e impacto social.
Se você deseja ser protagonista do seu futuro, estar ao lado de professores que inspiram e fazer parte de uma instituição que acredita na sua potência, o seu lugar é aqui. Unifip, onde a educação encontra a inovação.