Campina Grande - PB

Núcleo dos Direitos Humanos publica nota em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Nota do Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente - 08 de março.

Morgana Medeiros
sexta-feira, 8 de março de 2024

O Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente do Unifip lançou uma nota na manhã desta sexta-feira, 08 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A nota apresenta reflexões acerca da luta pelos direitos das mulheres. Confira na íntegra a nota: 


NOTA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08 de março – DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente do UNIFIP vem por meio desta nota dialogar com a Sociedade Civil, a Comunidade Acadêmica, Estado brasileiro e Comunidade Internacional sobre a necessidade de reflexão referente ao dia Internacional da mulher. Fato que nos leva afirmar que 8 de março é o dia internacional de luta pelos direitos das mulheres.


O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no mês de março desde 1911, em alusão a trabalhadoras de uma indústria têxtil que morreram queimadas durante uma grande reivindicação em defesa dos direitos trabalhistas igualitários em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Cabe salientar que somente mais de 20 anos depois, em 1945, que a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que defendia princípios de igualdade entre homens e mulheres. Na década de 1960, o movimento feminista ganhou a força na sociedade mundial, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.


Portanto, o lugar de fala e de protagonismo da mulher na sociedade já é uma realidade, com potencial de ser ampliada e precisa ser respeitada com dignidade. Apesar da violência política e física contra mulher branca, negra, indígena, cigana, quilombola etc., que vem acontecendo no mundo, especialmente no Brasil. Neste sentido, as mulheres negras são as que mais sofrem a discriminação racial e violência política na sociedade brasileira por causa do problema de racismo estrutural e institucional. Por isso, é necessário que as mulheres negras ampliem a mobilização contra a violência política.


Daí a necessidade de elas protagonizarem uma chamada pública para compartilhar práticas, experiências e viabilizar denúncias que potencializem o enfrentamento ao racismo, sexismo e à lesbitransfobia que interferem na vida das mulheres negras. A luta de mulheres no Brasil vem de uma estrada longa, seja no campo como na zona urbana. Os movimentos em prol dos direitos da mulher começaram com a participação de grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida.


Esta luta feminista ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Carta magna promulgada por Getúlio Vargas. Já na década de 1970 surgiram no Brasil organizações que passaram a incluir em suas pautas as discussões sobre a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.


Portanto, os avanços conquistados pelos movimentos de mulheres não param por aqui. Podemos citar criação da Lei 11.340/06, conhecida pela lei Maria da Penha; criação das Delegacias Especializada das Mulheres e entre outros avanços. Nossos parabéns para todas mulheres que fazem o UNIFIP e para todas as mulheres do Brasil e do mundo.


Prof. Dr. Arnaldo Sucuma - Coordenador do Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente.



Institucional

Leia Mais


...
Projeto Troca Literária Unifip incentiva doação de livros para projetos sociais
A proposta é incentivar a criação de espaços de incentivo à leitura
...
Workshop de Oratória: Desenvolvendo habilidades para futuros advogados
O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes um momento de reflexão sobre a importância da comunicação eficaz

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande